segunda-feira, 21 de novembro de 2011

revelar rolos a cores com química de preto e branco

revelar um rolo a cores com química de preto e branco para mim é uma novidade que descobri recentemente, uma parte devido ao preço um bocado elevado dos rolos de preto e branco e em outra parte devido à grande quantidade de rolos a cores que se pode comprar por pouco dinheiro. existe poucos sites a explicar este método de revelação, mas no flickr há um grupo só de pessoas que usam este método e depois de várias pesquisas sobre os tempos e os tipos de rolos tentei aproximar-los para o meu caso.


rolo: fujicolor 200 iso
fotografado a: 200 iso (ajustado no medidor de luz)

revelador: fomadon R09 1:50
paragem: fomacitro 1:19
fixador: fomafix 1:5
secagem: fotonal 10ml/litro


1 - pré-lavagem do rolo com água a 20ºC durante 5 minutos

2 - revelador a 20ºC durante 11 minutos, com agitação contínua durante os primeiros 30 segundos e depois 3 vezes a cada 90 segundos

3 - banho de paragem durante 1 minuto

4 - fixado durante 4 minutos

5 - lavagem durante 4 minutos com água corrente a 20º

6 - banho de secagem durante 30 segundos

7 - depois de seco, cortei o rolo e mandei ampliar as fotos numa loja e pedi as fotos a cores.


conclusão: funciona como um método viável para as fotografias a preto e branco mas como cores não se obtém tons muito coloridos excepto nas fotografias mais escuras em que o negativo estava menos denso. como é uma experiência, vou tentar para a próxima, fotografar um rolo de 200 iso mudando no medidor de luz para 400 iso e deixar mais algum tempo no revelador para tirar um bocado da densidade do rolo.


está aqui o resultado:














Sem comentários:

Enviar um comentário